III Encontro de formação de professores de Educação Física

O III Encontro de formação de professores de Educação Física, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) núcleo UFSCar e pelo subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSCar, reuniu no dia 14 de dezembro de 2024, professores-pesquisadores do ProEF da UFSCar e da Unesp-Rio Claro, licenciandos em Educação Física bolsistas do PIBID-UFSCar, professores supervisores de Educação Física das escolas parceiras do PIBID-UFSCar, professor coordenador de área do subprojeto de Educação Física do PIBID-UFSCar e docentes do ProEF-UFSCar.

Foto_Encontro2024_4

A proposta do encontro consistiu em promover o compartilhamento de saberes e experiências entre professores no exercício da docência do ProEF e estudantes do curso de licenciatura em Educação Física participantes do PIBID, problematizando a iniciação à docência. Neste sentido, a partir da leitura e discussão de parte do livro “Professora, sim; tia, não: conversas a quem ousa ensinar”, os professores-pesquisadores do ProEF elaboraram cartas a professores de Educação Física iniciantes nos diferentes níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio e fizeram a leitura dessas cartas aos estudantes de graduação, fomentando importantes reflexões e discussões sobre os dilemas da iniciação à docência.

Foto_Encontro2024_3

Uma das temáticas que atravessou todo encontro e esteve presente nas cartas e discussões empreendidas a partir delas, diz respeito à importância do reconhecimento e assunção da nossa incompletude e até dos medos e inseguranças que acompanham, sobretudo, nosso início de carreira docente. Para ilustrar tais reflexões, trazemos um excerto do livro de Paulo Freire já citado:

“Me lembro da carta em que falei do medo como um direito. Como um direito que tenho mas a que corresponde o dever de educa-lo, o dever de assumi-lo para superá-lo. Assumir o medo é não fugir dele, é analisar a sua razão de ser, é medir a relação entre o que o causa e a nossa capacidade de resposta. Assumir o medo é não escondê-lo somente como podemos vencê-lo”.

Foto_Encontro2024_1

Participantes:

Professores do ProEF-UFSCar: Glauco Nunes Souto Ramos (coordenador), Osmar Moreira de Souza Junior (vice-coordenador), Yara Aparecida Couto, Fábio Ricardo Mizuno Lemos, Andreia Cristina Metzner.

Professores-pesquisadores do ProEF-UFSCar: Conrado Fernandes Ribeiro, Fabio Tadeu da Silva Lourenço, Fernanda Aguiar Moreira, Leonardo Yoshizato Silva, Luiz Henrique do Nascimento Assis, Osvaldo de Jesus Cruz, Paula Toffani Eichenberger, Rafael Henrique Custodio, Renato Marchesi, Ronaldo Ulisses Vieira, Silvio do Carmo Camargo Junior, Thiago Rocha Fernandes, Vivianne de Oliveira Cruz, Washington Rodrigo Neres da Silva Oliveira.

Professores-pesquisadores do ProEF-Unesp-Rio Claro: Bruno Fernandes Damas de Lima, Bruno Giusti, Cassiana Batista Santos, Eduardo Eugenio de Toledo, Felipe Ravaggio Moncao, Gisele Mantovani, Júlia Félix de Oliveira, Luis Fernando Drudi, Ricardo Gesser da Costa, Shirlei Van Groll Bossolan.

Professores supervisores do Pibid-UFSCar: Edson Aparecido Colloca, Andreia Aparecida Elias de Oliveira.

Licenciandos em Educação Física do Pibid-UFSCar: Aline Silva de Oliveira, Luiz Fernando C. de Melo Souza, Leonardo Felipe de Souza Morais, Thaynara Cristina Zaia, Filipe Pereira Leite, Isabelli Souza de França Pereira, Tais Caroline de Oliveira, Ygor Santos Petan, Anderson Silva de Oliveira, Igor Tardivo Cirqueira, Guilherme Soares dos Santos, Luis Otavio Rebouças Ramalho, Pamela Ferreira Neves Martins, Raysa Fernanda de A. Martins.

Foto_Encontro2024_2