Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física, que tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como Instituição Coordenadora, com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, fazendo parte do Programa de Mestrado Profissional para Professores de Educação Básica - ProEB (pdf). O programa tem como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino, na área da Educação Física, para o exercício da docência na Educação Básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.O ProEF tem como Área de Concentração a Educação Física Escolar e confere aos seus concluintes o título de Mestre em Educação Física.

A Área de Concentração Educação Física escolar propicia o planejamento, implementação e avaliação de estratégias para o enfrentamento dos problemas do contexto da atuação profissional nas aulas de Educação Física escolar. Aborda o conjunto de objetivos, conteúdos e avaliação dos projetos curriculares para a Educação Física escolar nas diversas etapas da Educação Básica. Discute a Educação Física como componente curricular obrigatório. Analisa as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento como conteúdo da Educação Física escolar, bem como os procedimentos metodológicos para o ensino nos diferentes grupos de escolares.

No Programa destaca-se a integração das Universidades Associadas com as escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio, de diferentes regiões do país. Esta parceria visa promover o desenvolvimento técnico e científico relacionado à formação continuada de professores na área. A demanda do Mestrado Profissional caracteriza-se então por professores que atuam no ensino da Educação Física em diferentes etapas da escolarização em busca de aportes técnico-científicos para melhor proceder às suas práticas profissionais.

Parte-se do princípio de que os professores da educação básica são intelectuais capazes de, ao refletir sobre sua prática, situá-la no contexto social, criticá-la quanto a sua contribuição para o desenvolvimento integral do aluno, buscar e encaminhar soluções para os problemas enfrentados. Esse entendimento leva a colocar a prática pedagógica dos professores-pesquisadores como referência central do desenvolvimento do curso.

A perspectiva de formação está alicerçada em um planejamento adequado, o que significa, em sintonia com as expectativas mais amplas e contemporâneas da educação escolar, bem como uma organização curricular capaz de integrar objetivos da área de linguagens e específicos da Educação Física.

Partindo desses pressupostos, o ProEF busca articular as ações no sentido de contribuir para a transformação do contexto escolar em diferentes dimensões demonstrando a importância dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos do programa, de modo que possam impactar aspectos como:

  • Impacto Tecnológico/econômico – contribuição para o desenvolvimento do contexto no qual a escola está inserida e os desdobramentos para as famílias e para a comunidade local;
  • Impacto educacional: contribuição para a melhoria do ensino na educação básica, com o desenvolvimento de propostas inovadoras de ensino, metodologias ativas e projetos que sejam efetivos para uma transformação de conceitos, atitudes e procedimentos;
  • Impacto social: formação de profissionais qualificados para atuação em diversos segmentos da gestão pública e/ou da sociedade;
  • Impacto cultural: formação de profissionais qualificados que possam contribuir para a transformação cultural relacionada a área.

A articulação da rede do ProEF acontece por meio da organização do Ambiente Virtual de Aprendizagem na plataforma Moodle e a estrutura pedagógica do curso prevê a realização de disciplinas semipresenciais (atividades no AVA e encontros presenciais) e presenciais (integralmente presenciais realizadas preferencialmente no período de férias dos professores-pesquisadores).