Histórico

O ProEF tem sua gênese inspirada pelo curso de mestrado profissional em rede na área da matemática em 2010. Essa valorização se deve ao fato desse tipo de programa combater um dos problemas mais endêmicos da educação brasileira, qual seja: a falta de políticas públicas de apoio ao trabalho docente na Educação Básica.

Especificamente os programas de mestrado em rede apoiados pela Capes, já em andamento, disponibilizam cursos de alta qualidade, que promovem a formação continuada dos professores da escola pública brasileira aliados ao apoio financeiro, intermediados pela possibilidade de bolsas paras discentes matriculados no curso, professores efetivos das escolas públicas do país.

No ano de 2013, o Ministério do Esporte, por meio dos professores universitários que atuavam como consultores pedagógicos do Programa Segundo Tempo (PST maior programa do Ministério), apoiaram a apresentação de uma proposta de mestrado profissional em rede na área de Educação Física, com a intenção também que o curso auxiliasse na formação de professores atuantes no esporte educacional, para além do escopo escolar.

Após análises da avaliação da proposta apresentada, buscou-se um diálogo mais amplo com a comunidade acadêmica no sentido de proceder uma reestruturação da proposta. Buscou-se garantir a coerência interna entre a área de concentração, as linhas de pesquisa e os projetos de pesquisa dos docentes.

No ano de 2014, a proposta reformulada foi reapresentada com enfoque exclusivo na área de concentração em Educação Física escolar e nas linhas de pesquisa direcionadas a cada um das três etapas de escolarização: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A estrutura curricular buscou contemplar as necessidades da intervenção profissional de um professor mestre, atuante nas diferentes etapas da educação básica.

Na Área de Educação Física, não há precedente de programas neste formato em rede.

O programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) foi efetivamente implementado a partir da realização de seu primeiro processo seletivo, realizado pela Vunesp em 19 de maio de 2016. Participaram desse primeiro processo 14 Universidades Associadas: Unesp-Presidente Prudente; Unesp-Bauru; Unesp-Rio Claro; UFMT; UPE; UNIJUÍ; UFG; UFSCar; UEM; UFRN; UnB; UFES; UFMG; UFRJ. No polo UFSCar foram inscritos na primeira seleção 87 candidatos, sendo 18 aprovados e 11 selecionados para as vagas disponíveis.

Em virtude de uma série de contratempos e problemas que culminaram com a transferência da sede da instituição proponente do ProEF do campus de Rio Claro para o campus de Presidente Prudente da Unesp, o curso teve sua aula inaugural de forma virtual e sincrônica, transmitida para toda a rede no dia 13 de abril de 2018. O polo UFSCar estabeleceu uma parceria com o polo Unesp-Rio Claro, ofertando aulas em conjunto para os alunos de ambos os polos e o primeiro encontro presencial com essas turmas ocorreu no dia 12 de maio de 2018 no AT8 da UFSCar.