Disciplinas Eletivas - Etapas da Escolarização

1 - Educação Física na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ementa
Propicia o planejamento, implementação e avaliação de estratégias para o enfrentamento das dificuldades surgidas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Aborda o conjunto de objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares do componente na primeira etapa da Educação Básica. Estuda as diferentes práticas da cultura corporal como conteúdo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como os procedimentos metodológicos mais adequados para trabalhar com crianças destes ciclos de ensino.
2 - Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Ementa
Oportuniza a elaboração, execução e análise de intervenções orientadas a enfrentar as dificuldades características da Educação Física nos Anos Finais no Ensino Fundamental. Tematiza os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares da disciplina na segunda etapa da Educação Básica. Analisa as diversas manifestações da cultura corporal como temas de estudo da Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental, do mesmo modo que, estuda as formas de ensino mais adequadas para trabalhar com os alunos desta etapa.
3 - Educação Física no Ensino Médio
Ementa
Possibilita o desenho, a posta em prática e a apreciação de estratégias de intervenção para superar as distintivas adversidades enfrentadas pelos professores de Educação Física no Ensino Médio. Estuda os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação de propostas curriculares para última etapa da Educação Básica. Analisa as diversas manifestações da cultura corporal como tema de estudo da Educação Física no Ensino Médio, assim como, examina as estratégias metodológicas para trabalhar com adolescentes e jovens.