Disciplinas Eletivas - Práticas da Cultura Corporal

1 – Ensino dos Esportes Adaptados
Ementa
Analisa o processo de construção histórica dos esportes adaptados, bem como seus desdobramentos para o ensino e a aprendizagem. Apresenta as principais modalidades, características, conteúdos e metodologias para o ensino dos esportes adaptados na escola.
2 - Ensino dos Esportes de Invasão
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos esportes de invasão. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas modalidades esportivas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
3 - Ensino dos Esportes de Rede ou Parede
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos esportes de rede ou parede. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas modalidades esportivas em quanto conteúdos da Educação Física escolar.
4 - Ensino dos Esportes de Campo e Taco e dos de Marca
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos esportes de campo e taco e dos esportes de marca. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação desses dois conjuntos de modalidades esportivas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
5 – Ensino do Tema Saúde
Ementa
Analisa aspectos relacionados ao conceito de saúde individual e coletiva. Aborda as possibilidades de ensino e aprendizagem de temáticas como: postura, cuidados com o corpo, anabolizantes, nutrição, distúrbios alimentares, capacidades físicas, relacionando-os com as práticas corporais.
6 – Ensino das Ginásticas
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das ginásticas. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas práticas corporais enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
7 – Ensino das Danças
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das danças. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas práticas corporais enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
8 – Ensino das Atividades Circenses
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das atividades circenses. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas práticas corporais enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
9 - Ensino dos Jogos
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos jogos. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas práticas corporais enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
10 - Ensino das Lutas
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das lutas. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas práticas corporais enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
11 – Ensino das Práticas Corporais de Aventura
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das práticas corporais de aventura. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas práticas corporais enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
12 - Ensino da Capoeira
Ementa
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea da capoeira. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessa prática corporal enquanto conteúdos da Educação Física escolar.