Disciplinas Obrigatórias

1 - Problemáticas da Educação Física
Ementa
Propõe o levantamento, demarcação e análise dos problemas vivenciados pelos professores no campo da Educação Física escolar. Apresenta e problematiza o conhecimento acadêmico sobre as possibilidades da intervenção docente frente aos problemas do campo profissional. Propicia a reflexão sobre a própria ação, de modo a buscar melhorias na qualidade da prática pedagógica e a identificação dos campos de conhecimentos que podem subsidiar a intervenção.
2 – Escola, Educação Física e planejamento
Ementa
Estuda a função social da escola na especificidade da disciplina Educação Física. Estuda os princípios de organização e planejamento de projetos curriculares para a Educação Física escolar. Analisa o conjunto de objetivos, conteúdos e critérios de avaliação para as diversas etapas da Educação Básica. Propõe a elaboração (reformulação) de planos de estudo para Educação Física escolar.
3 - Metodologia do ensino da Educação Física
Ementa
Estuda a lógica interna e a contextualização sociocultural de diversas práticas corporais. Analisa as bases teóricas de diferentes metodologias de ensino, bem como seus desdobramentos em sala de aula nos processos de interação aluno, conteúdo, professor. Oportuniza o planejamento, implementação e avaliação do ensino de diversas práticas corporais como temas da Educação Física escolar.
4 - Seminários de Pesquisa Científica em Educação Física
Ementa
Trata das relações entre as práticas de intervenção no âmbito da Educação Física escolar e as práticas de investigação. Mapeia formas de como as práticas de investigação podem ser incorporadas no cotidiano profissional, bem como problematiza a pesquisa como potencializadora da prática pedagógica. Propõe a produção de conhecimento situado para qualificar práticas de intervenção no contexto da própria atuação profissional.
5 – Escola, Educação Física e Inclusão
Ementa
Analisa as questões pertinentes à inclusão na sociedade, na escola e na Educação Física escolar. Identifica o tipo deficiências físicas e sensoriais, assim como as dificuldades de aprendizagem, mais frequentes entre os alunos da Educação Básica e discute estratégias que podem subsidiar a intervenção dos professores no sentido de garantir a inclusão de todos os alunos.
6 – Seminários de Trabalho Final
Ementa
Discute a pesquisa aplicada dentro do campo profissional e instrumentaliza para a elaboração de projetos de intervenção centrados no ensino da Educação Física na Educação Básica. Oferece um espaço de socialização do planejamento da intervenção e subsidia a elaboração do trabalho de final.